top of page

PUBLICIDADE

Propaganda-02.png

Bandeirante Esporte Clube de Birigui, o Leão da Noroeste, completa 98 anos de história

O clube é um dos mais antigos e tradicionais do estado de São Paulo.


Por Redação - Mantaro | 12/03/2021 • 22h49

Primeira formação do Bandeirante em 1923. Primeira fila: Walter Vicentini, Joaquim Cicliati e Guilherme Demarchi. Segunda fila: Alfredo Roquete, Fioravante Zin e Cezario Mazetto. Terceira fila: Dante Belinelo, Gastão Martineli, Alfredo Monaci, Orozimbo Silva e Paschoal Bartoci.


O Bandeirante Esporte Clube de Birigui (SP), conhecido com o Leão da Noroeste, completou quinta-feira (11/03), 98 anos de história. Fundado em 11 de março de 1923, o clube é um dos mais antigos e tradicionais do estado de São Paulo. Estreou pela primeira vez em uma competição profissional em 1948.


Uma das maiores façanhas do clube foi conseguir, em 1986, o acesso para jogar a elite do paulistão no ano seguinte. Na sala de troféus, o clube guarda os títulos de campeão paulista da terceira divisão em 1963, da segunda divisão do paulista de 1986 e a Copa Paulista de 2001. O BEC já disputou todas as divisões dos campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol. É uma das poucas equipes do interior do estado de São Paulo que tem essa experiência.


Atualmente, está na série A-3, terceira divisão do Paulistão. O time sonha em subir para a A-2 ano que vem e quem sabe disputar novamente, em 2023, ano do centenário do clube, a elite do Paulistão. O BEC é presidido por Ademir Wellington de Oliveira, o Bizi.


O time manda os seus jogos no Estádio Municipal Pedro Marin Berbel, ou "Pedrão", com capacidade para 10.000 pessoas. Antes, a equipe mandava seus jogos no acanhado Estádio Roberto Clark onde funciona hoje as escolinhas de base do Bandeirante.

No passado, a equipe fez uma excursão, jogando contra equipes de cidades existentes ao longo da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, não perdendo e nem empatando uma só partida. A partir daí, ficou conhecido como “Leão da Noroeste”.


Assim como Birigui, o "Leão da Noroeste" era muito citado no “Rockgol de Domingo”, com direito a leãozinho de pelúcia vestido de uniforme bandeirantino no cenário.

REDES SOCIAIS

bottom of page