top of page

PUBLICIDADE

Após exoneração, tio da prefeita reassume cargo na gestão municipal de Birigui (SP)

  • Foto do escritor: Jackson Andrade
    Jackson Andrade
  • 2 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de out.

Nomeação ocorre após exoneração do antigo titular da pasta, Danilo Ferreira, agora secretário adjunto.


Por Redação Mantaro | 02/10/2025 • 09h24

Hilário Zerloti.  — Foto: birigui.sp.gov.br
Hilário Zerloti. — Foto: birigui.sp.gov.br

A Prefeitura de Birigui (SP) publicou na quarta-feira (1º) a nomeação de Hilário Zerloti como novo secretário municipal de Serviços Públicos. Zerloti, que é tio da prefeita Samanta Borini (PSD), ocupava anteriormente o cargo de secretário adjunto da mesma pasta, até ser exonerado em agosto deste ano, após recomendação do Ministério Público.


A nomeação substitui Danilo de Souza Ferreira, que foi exonerado do cargo de secretário e, na mesma publicação, designado como secretário adjunto. A portaria com as alterações passou a valer a partir da data de publicação.


Zerloti foi um dos exonerados em agosto, quando a Prefeitura acatou uma recomendação do Ministério Público que investigava possíveis casos de nepotismo na administração municipal. Na ocasião, também deixaram os cargos quatro secretários adjuntos e o ex-prefeito Wilson Carlos Rodrigues Borini, pai da atual prefeita, que exercia a função de secretário de Governo. A promotoria levou em conta a inelegibilidade e suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito por condenações anteriores.


A nova nomeação de Zerloti, no entanto, é classificada pela Prefeitura como legal. Em nota, a administração municipal destacou que o cargo de secretário é de agente político, de natureza jurídica distinta de funções administrativas, como a de secretário adjunto, e, por isso, não se enquadra na vedação da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que trata do nepotismo.


"A nomeação do senhor Hilário Zerloti atende plenamente aos requisitos legais e constitucionais vigentes, fundamentando-se na necessidade de garantir a continuidade e a eficiência dos serviços públicos prestados à população", afirmou a assessoria de imprensa da Prefeitura. A nota também ressalta a “comprovada capacidade técnica e experiência” de Zerloti para o desempenho das atribuições do cargo.


A movimentação reforça a discussão em torno dos critérios adotados para nomeações no primeiro escalão da gestão municipal e reacende o debate sobre a aplicação do princípio da moralidade administrativa em cargos comissionados, mesmo que de natureza política.

 
 
Anuncio.png
bottom of page