...
...
top of page

PUBLICIDADE

Como honrar quem não nos respeita

  • Foto do escritor: Jackson Andrade
    Jackson Andrade
  • 15 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Por Jackson Andrade • 16/11/2017 • 7h00


Todo mundo conhece pessoas rudes, grosseiras e desrespeitosas. Relacionar-se com elas pode ser estressante por diversos motivos. Mas como honrar essas pessoas desrespeitosas?


Quem são elas?

  1. Família?

  2. Amigos?

  3. Conhecidos?

  4. O cônjuge?

  5. Seus filhos?

  6. Seu chefe?


Em 1 Pedro 2:17, lemos: "Mostrem respeito para com todos. Amem os cristãos em toda parte. Temam a Deus e respeitem o governo." (Bíblia Viva). Como podemos tornar isso uma realidade em nossas vidas?


Honrar não significa tolerar abuso ou aceitar problemas sem questionar. Significa tratar os outros com dignidade e respeito, independentemente de seu comportamento. Isso pode ser extremamente desafiador, especialmente quando se lida com pessoas que consistentemente nos tratam mal. No entanto, o chamado para honrar é um reflexo do amor incondicional de Deus por nós.


Como honramos pessoas desrespeitosas?


1. Mostre amor, mesmo que elas não mereçam. (1 João 4:19)

O amor de Deus por nós é incondicional, e Ele nos chama a amar os outros da mesma forma. Isso não significa que devemos aceitar comportamento abusivo, mas sim que devemos responder com compaixão e graça. Demonstrar amor pode ser um poderoso testemunho da nossa fé e pode, eventualmente, suavizar o coração daqueles que nos tratam mal.


2. Honre-as sem necessariamente concordar com elas. (Gálatas 2:11)

Honrar alguém não significa que você concorda com tudo o que essa pessoa faz ou diz. Podemos respeitar a dignidade de cada indivíduo enquanto mantemos nossas convicções. Paulo nos dá um exemplo disso em Gálatas 2:11, onde ele se opõe a Pedro por causa de seu comportamento, mas o faz de maneira respeitosa e com o objetivo de correção amorosa.


3. Busque a paz, mesmo que elas não a busquem. (Romanos 12:18)

Paulo nos exorta a viver em paz com todos, na medida em que isso dependa de nós. Isso significa fazer tudo ao nosso alcance para evitar conflitos desnecessários e promover a harmonia. Mesmo quando outros não estão interessados em paz, nossa responsabilidade é agir como pacificadores.


4. Defina limites, ame à distância e evite danos. (Salmo 104:9)

Amar os outros não significa permitir que eles nos façam mal. Definir limites saudáveis é essencial para proteger nosso bem-estar emocional e físico. Isso pode incluir limitar o contato com pessoas tóxicas ou buscar ajuda profissional para lidar com relacionamentos difíceis. Amar à distância pode ser a melhor maneira de honrar alguém enquanto nos protegemos de danos.


5. Mantenha seu foco em Deus. (Hebreus 12:14)

Buscar a Deus e manter um relacionamento próximo com Ele nos dá a força e a sabedoria necessárias para lidar com pessoas difíceis. Quando focamos em Deus, somos lembrados de Seu amor e sacrifício por nós, o que nos capacita a refletir esse amor aos outros.


Jesus morreu por todos.

"Deus pagou um resgate para livrar vocês do insuportável caminho que seus pais tentaram seguir para chegar ao céu. E o resgate que Ele pagou não foi simplesmente ouro ou prata, como vocês sabem muito bem. Mas Ele pagou por vocês com o precioso sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha." (1 Pedro 1:18-19)

Este versículo nos lembra do sacrifício supremo que Deus fez por nós. Ele não nos tratou de acordo com nossos pecados, mas nos amou incondicionalmente, a ponto de enviar Seu Filho para morrer em nosso lugar. Este ato de amor e graça é o padrão pelo qual somos chamados a tratar os outros, mesmo aqueles que são desrespeitosos.


Honrar aqueles que são desrespeitosos não é fácil, mas somos chamados a fazê-lo em resposta ao sacrifício feito na cruz. Nenhum de nós é perfeito, mas isso não justifica retribuir desrespeito com desrespeito. Em vez disso, somos desafiados a mostrar um amor que transcende as falhas humanas.


Aprender a honrar não é algo que alguns de nós nunca dominarão, mas é uma prática diária que podemos desenvolver, permitindo que Cristo guie nossas vidas. Cada dia oferece uma nova oportunidade para crescer em graça e amor, refletindo o caráter de Cristo em nossas interações. Quando permitimos que o Espírito Santo nos transforme, somos capacitados a honrar e amar mesmo os mais difíceis de amar, trazendo glória a Deus através de nossas ações.

 
 
Anuncio.png
bottom of page