top of page

PUBLICIDADE

Propaganda-02.png

7 benefícios da cruz de Cristo

Jackson Andrade

Publicitário, youtuber e escritor.


______________________________________________

27/12/2023 • 18h57


Quando lemos o Evangelho de Jesus, percebemos que a cruz de Cristo é a ponte entre a morte e a vida. Tudo o que somos e temos nos veio pelos méritos de Cristo na cruz do Calvário. Não devemos desperdiçar a nossa chance de atravessar esta ponte libertadora. 


Cristo morreu completamente em uma cruz, e é nosso chamado viver plenamente para ele. Ele não é uma adição – Ele é a solução.


A cruz é mais que um acessório de moda. Jesus não morreu para que alguém simplesmente usasse uma cruz no pescoço sem honrar o sacrifício feito sobre ela. O propósito da cruz não é ostentar uma joia – sem viver a sua mensagem em sua plenitude. Precisamos compartilhar a mensagem da cruz em sua pureza e simplicidade: 


“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Rm 1.16)

Na cruz encontramos respostas para as mais variadas questões humanas. Neste artigo eu vou apresentar 7 benefícios da cruz de Cristo. É claro que existem muitos outros benefícios, mas aqui exponho um bom sumo de verdades que esta geração não deve esquecer.


E quais são estes benefícios da cruz de Cristo?


1. A redenção pela cruz

Jesus superou a cruz para nós podermos superar os nossos pecados mais profundos. Você é perdoado por Jesus, redimido (resgatado) pela cruz, e amado por seu criador. Jesus foi crucificado para que a sua graça cobrisse nossos pecados.


Ele é nosso salvador.


2. O alvo da cruz

Jesus morreu por todas as pessoas – inclusive pelos desajustados, perdidos e caídos. Há esperança na cruz. Quando Jesus estava na cruz, ele tinha você em sua mente. Não discuta se Deus te ama – além de uma cruz manchada com o sangue de Jesus – nada mais é necessário para provar isso.


“Deus não se arrepende de salvar você. Não há nenhum pecado que você cometa que está além da Cruz de Cristo.” (Matt Chandler)

3. A liberdade da Cruz

Nosso trabalho como cristãos não é criar uma lista para o outro tentar cumprir. Devemos simplesmente compartilhar Jesus e apontar para a cruz. Seja uma luz para os outros, dirigindo-os de volta à segurança e à proteção da cruz. Não somos o Espírito Santo para convencer as pessoas do pecado.


Esta função não faz parte de nossa vocação como cristãos – mas é uma prerrogativa única e exclusivamente do Espírito Santo de Deus.


E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (Jo 16.8-11)


4. A direção da cruz

A cruz de Jesus é a nossa bússola espiritual: dirige-nos para a graça e o amor incondicional. Se a sua bússola não é a cruz de Cristo, você inevitavelmente vai acabar perdido. Existem muitos propósitos errados motivando as pessoas hoje em dia. Em regra geral se busca a aprovação dos demais. Mas aquele dirigido pelo expediente da autopromoção não passa de um medíocre religioso. Quem vive para agradar à maioria não tem tempo para agradar a Deus. Deixe a cruz ser sua bússola – e o amor de Deus o seu combustível.


5. O exemplo pela cruz

Enquanto o mundo aplaude os homens que dão tudo de si em um campo desportivo, eu estou adorando um homem que deu tudo de si na cruz do Calvário. Amor sem sacrifício é apenas generosidade. Jesus não era “generoso” na Cruz, ele era amoroso – ele demonstrou o seu amor na prática.


“Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.7,8)

O que você sacrificou por ele? Muitas vezes não estamos dispostos a renunciar aquilo que nos afasta de Deus. Mas que o exemplo da cruz nos demova de nossa letargia – e nos impulsione para cima – para além de nossa mediocridade.


A cruz foi usada como uma demonstração pública de amor da parte de Deus. Nós, igualmente, somos chamados para exibir publicamente o nosso amor por aquele que foi pregado sobre a cruz. Jesus morreu na cruz sabendo que alguns ainda se afastariam dele. Isso é amor verdadeiro.


6. O descanso pela cruz

Antes de deitar a cabeça sobre o seu travesseiro, lembre-se de agradecer àquele que deitou as costas sobre a cruz. Certifique-se de agradecer a Cristo pelo sacrifício que Ele fez na cruz. Agradeça a Deus por enviar seu Filho à cruz para que você pudesse ser perdoado.


Se hoje podemos nos deitar em paz e descansar é porque alguém nos conquistou essa paz na cruz. Por isto disse Jesus:

“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14.27)

7. A eternidade pela cruz

A cruz era temporária. O túmulo foi por um momento.


E a ressurreição é para sempre. Foi por meio desta temporária cruz que Jesus tomou sobre si o pecado do mundo inteiro – e agora nos garante a sua eternidade.


Se Deus não te amasse, a cruz teria limitações. Mas não é bem assim. A cruz conquista tudo e cobre tudo. Seu poder é infinito. Só tem um pecado que poderá deixar você de fora dos benefícios eternos da cruz: o pecado de não receber Jesus. Todos os demais pecados são perdoados em Jesus.


O ladrão da cruz creu em Cristo na última hora – e desde então desfruta os benefícios eternos – porque Deus investe alto em tua alma. Você é um alto investimento de Deus. Não se doar por inteiro no relacionamento com Deus é como dizer a Jesus:

— “A cruz não foi suficiente”.


Dizer isto significa sair do território da fé. Jesus não morreu em uma cruz para você viver uma vida confortável e medíocre. O propósito da cruz ultrapassa os valores distorcidos do nosso tempo.


As primeiras três afirmações que Jesus pronunciou sobre a cruz foram sobre graça, salvação e relacionamento.


Vejamos:


Graça:

“E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.” (Lc.23:34)

Ora, todos nós sabemos que graça é um favor que não merecemos.  as por que Ele nos amou, somos alcançados pelos benefícios eternos da cruz de Cristo.


Salvação:

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23:43)

Retomando o pensamento sobre o ladrão da cruz, vemos a certeza da salvação afiançada nas palavras de Jesus. Paulo se considerava o maior de todos os pecadores, mas se alegra em Deus pelo poder que emana na cruz – capaz de salvar até ele.


Relacionamento:

“Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.” (Jo 19:26-27)

Para encerrar este artigo, não poderia deixar de falar do cuidado de Jesus por sua família. Mesmo agonizando em dores excruciantes – lembrou-se do cuidado com sua mãe. Não é uma viagem transatlântica que torna alguém missionário. Mas os valores eternos da cruz precisam ser demonstrados em seu relacionamento com seus parentes e amigos – aqui mesmo.


Paulo disse:

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Tm 5.8)

Os valores da cruz de Cristo são eternos, mas começam no meu cotidiano. Devemos voltar aos conceitos básicos do cristianismo – amar profundamente, perdoar muito e compartilhar a verdade de Cristo na cruz.


Diante de uma geração egoísta e fútil – eu devo perguntar com sinceridade: Estou realmente abandonando os meus desejos carnais para pregar a cruz que mudou o destino de toda a humanidade?


— Jackson Andrade

REDES SOCIAIS

bottom of page